Base de dados : HANSEN
Pesquisa : VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 13 [refinar]
Mostrando: 1 .. 13   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 13 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:26420
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica*.
Título:Guia de Vigilância Epidemiológica
Guide to epidemiological surveillance-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 2009. [816] p. tag, graf.
Descritores:Vigilância Epidemiológica/util
Localização:BR191.1, B736g, pt.1


  2 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24045
Autor:Cavaliere, Flavia Amorim Meira
Título:Estrategias para o exame de contatos de hanseniase: avaliacao de desempenho em area urbana endemica do Rio Janeiro
Strategies for the leprosy contact exam: performance evaluation on the Rio de Janeiro´s urban endemic area-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; mar. 2005. xvi,88 p. ilus, tab, graf.
Tese:Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Fundamentacao teorica: Tendo em vista a meta de eliminacao da hanseniase de atingir uma prevalencia de menos de 1 doente em 10 mil habitantes, a vigilancia de contatos, por ser o grupo de maior risco, e o diagnostico precoce, tem sido prioritarios nos programas de controle da doenca. Apesar da recomendacao atual de examinar todos os contatos intradomiciliares dos casos novos de todas as formas clinicas de hanseniase, o cumprimento desta norma vem sendo negligenciado no pais. O municipio de Duque de Caxias apresenta prevalencia e incidencia de hanseniase de 6,17 e 4,09 por 10 mil habitantes, indicadores considerados alto e hiperendemico. A ausencia de dados oficiais sobre o exame de contatos nesta regiao sugere a baixa efetividade desta medida, estimulando o estudo em questao. Objetivos: Avaliar o desempenho da vigilancia de contatos na rotina, em campanhas e em visitas domiciliares, realizadas no segundo distrito de Duque de Caxias, quanto a deteccao de casos novos e o diagnostico precoce, utilizando as variaveis: numero de casos novos em contatos, número de lesoes cutaneas, forma clinica e grau de incapacidade fisica. Avaliar as taxas de deteccao de casos novos e as proporcoes de formas clinicas precoces encontrados antes e apos as intervencoes, no segundo distrito e no municipio. Delineamento do estudo: Estudo de intervencao comunitario, controlado, no segundo distrito de Duque de Caxias em comparacao com os demais distritos. Foram 2 intervencoes: campanhas de sintomaticos dermatologicos focalizadas, em 2002 e 2003. A coleta de dados foi feita a partir do banco SINAN e questionarios do projeto. Resultados: As campanhas foram 5 e 10 vezes mais eficientes na deteccao de casos em contatos, em relacao a rotina em 2002 e as visitas domiciliares em 2003, tendo apresentado percentual de deteccao de 13,9 contra 2,5 e 1,3, respectivamente. O diagnostico precoce, isto é, o grau 0 de incapacidade fisica, foi alcancado em 100% dos contatos diagnosticados nas campanhas e em 91,7% dos contatos das visitas. Com uma cobertura de 86,6%, aas visitas possibilitaram examinar 56,8% dos contatos domiciliares nao examinados anteriormente pela rotina. As intervencoes em conjunto incrementaram em 100% e 150% a deteccao em contatos na area do estudo, tendo produzido efeito em menos escala, no municipio. O segundo distrito diagnosticou o maior numero de casos da forma indeterminada e com grau 0 de incapacidades comparado com os demais distritos, nos anos das intervencoes...(AU).
Descritores:HANSENIASE/diag
HANSENIASE/epidemiol
HANSENIASE/prev
PROMOCAO DA SAUDE/métodos
PROMOCAO DA SAUDE/tend
PROMOCAO DA SAUDE/util
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
TRIAGEM DE MASSA/métodos
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
Localização:BR191.1; WC335.102.20, C314e


  3 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24043
Autor:Ignotti, Eliane
Título:O paradoxo dos indicadores de monitoramento da eliminacao da hanseniase na Amazonia Brasileira
The paradox of the pointers of monitoring of the elimination of leprosy in the Brazilian Amazonian-
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; ago. 2003. 118 p. mapas, tab, graf.
Tese:Apresentada a Fundacao Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saude Publica para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O Brasil com a maior prevalencia de hanseniase do mundo, apresenta grande heterogeneidade regional no resultado dos principais indicadores de monitoramento da eliminacao da doenca como problema de saude publica. Nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ja se alcancou a condicao de eliminacao, em contraste com as altas taxas de prevalencia e deteccao que ainda persistem na Amazonia Legal. Nestas areas onde a hanseniase e hiperendemica, analises de tendencia por meio de variaveis comumente utilizadas nao tem sido suficientes para o diagnostico da magnitude da doenca. Vive-se um paradoxo, em que e possivel fazer inferencias somente quando os indicadores mostram resultados ascendentes. O presente estudo tem por objetivo ampliar o conceito de prevalencia oculta da hanseniase, apresentar uma ferramenta para o monitoramento da tendencia de eliminacao desta doenca como problema de saude publica em areas de alta endemicidade, indicar o nao cumprimento de normas de vigilancia epidemiologica preconizados para a eliminacao da hanseniase, e estimar o numero de casos perdidos pelos servicos de saude. No primeiro capitulo, apresenta-se a revisao sistematica dos metodos de estimativa de prevalenciia, assim como a aplicacao destes na base de dados oficial de hanseniase do estado de Mato Grosso (1996-2001). A analise teve por parametro os resultados da intervencao ocorrida naquele Estado em 2001. Verificou-se que as estimativas serviram apenas para indiucar a presenca de reservatorios de casos em areas com deteccao tardia. No segundo capitulo, utilizando-se da basew de dados oficial de hanseniase de Palmas, Tocantins (1997-2002), foi avaliada e demonstrada a aplicabilidade da proporcao de lesao unica de pele entre os casos novos de hanseniase, como potencial indicador de tendencia de eliminacao em areas de alta endemicidade. O terceiro capitulo teve por objetivo estimar o yield, ou potencial ganho, com a realizacao do exame de uma media de quatro contatos intradomiciliares de hanseniase por caso diagnosticado. Foi utilizada a base de dados oficial de hanseniase de Mato Grosso (1998-2002). Verificou-se que, em Mato Grosso, o yield medio e de quatro casos para cada 10 casos novos detectados. A perda desses casos por falhas da vigilancia epidemiologica na investigacao de contatos representa a perda de oportunidade de deteccao precoce e principalmente da reducao da transmissao da doenca. Em conclusao, os casos nao detectados entre os contatos.....(AU).
Descritores:HANSENIASE/diag
HANSENIASE/epidemiol
HANSENIASE/fisiopatol
SAUDE PÚBLICA/educ
SAUDE PÚBLICA/tend
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
Limites:ESTUDO COMPARATIVO
HUMANO
Localização:BR191.1; WC335.300, I5p


  4 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:23218
Autor:Pinto Neto, Jose Martins
Título:A percepçao dos comunicantes intradomiciliares de doentes de hanseniase sobre a doença, o convivio com o doente e o controle realizado pelo serviço de saude
?-
Fonte:Ribeirao Preto; s.n; 2004. 229 p. tab.
Tese:Apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto. Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O objetivo desta investigaçao foi identificar, descrever e analisar a percepçao dos comunicantes intradomiciliares de doentes de hanseníase sobre a doença, o convívio com o doente e o controle realizado pelo serviço de saude. Optou-se pela abordagem de natureza qualitativa. A populaçao do estudo constitui-se de 19 comunicantes intradomiciliares cadastrados na unidade de saude onde sao desenvolvidas açoes do Programa de Eliminaçao da Hanseniase no municipio de Fernandopolis/SP. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: o prontuario do doente, o formulario e a entrevista semi-estruturada, com tres questoes norteadoras. Para a analise dos dados qualitativos utilizou-se a tecnica de Analise de Conteudo, modalidade Tematica. Tres unidades tematicas foram conformadas a partir dos nucleos de sentido: 1ª) A doença hanseniase – a percepçao dos comunicantes intradomiciliares (a relaçao da hanseniase com a lepra e hanseniase: de doença desconhecida ao conhecimento da classificaçao, aspectos clinicos, epidemiologicos e terapeuticos sobre a doença); 2ª) O convivio com o doente – a percepçao dos comunicantes intradomiciliares (a convivencia com o doente: normalidade, dificuldades e contradiçoes; as atitudes dos comunicantes no convivio com o doente; a percepçao dos sofrimentos durante o convivio e o estigma e o preconceito); e 3ª) O controle realizado pelo serviço de saude – a percepçao dos comunicantes intradomiciliares (as açoes do programa de controle de eliminaçao da hanseniase desenvolvidas pela unidade de saude e a atençao recebida pelo serviço de saude). Os resultados apontam que os comunicantes intradomiciliares de doentes de hanseniase participam do processo de adoecimento, incorporando conhecimentos sobre a doença, atribuindo-lhe significados de acordo com seus valores, atitudes e crenças; compartilham dos problemas dos doentes e procuram ajudá-los em suas necessidades e, ainda, percebem o controle que o serviço de saude realiza sobre eles e os doentes dentro de um quadro de referencia pautado pela satisfaçao no atendimento. Constatou-se também a necessidade da valorização da vigilancia dos contatos em outras perspectivas, alem da epidemiologica, de forma a contemplar outras dimensoes da vida desses sujeitos....(AU).
Descritores:HANSENIASE/diag
HANSENIASE/reabil
HANSENIASE/transm
SERVICOS DE SAUDE COMUNITARIA/util
BUSCA DE COMUNICANTE/métodos
BUSCA DE COMUNICANTE/tend
BUSCA DE COMUNICANTE/util
ENFERMAGEM EM SAUDE PÚBLICA/educ
 ENFERMAGEM EM SAUDE PÚBLICA/métodos
 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
Limites:HUMANO
Localização:BR191.1; WC335.20, P658p


  5 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13455
Autor:Pedrazzani, Elisete Silva
Título:Levantamento sobre as acoes de enfermagem no progama de controla da hanseniase no estado de Sao Paulo
?-
Fonte:Ribeirao Preto; s.n; jan. 1995. 7 p. tab.
Descritores:CUIDADOS DE ENFERMAGEM
HANSENIASE
HANSENIASE
EDUCAÇAO EM SAUDE
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Localização:BR191.1; 06187/s


  6 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13216
Autor:Lapa, Tiago Maria
Título:Analise espacial da distribuicao da hanseniase no municipio de Olinda: uma contribuicao ao sistema local de vigilancia epidemiologica
?-
Fonte:Sao Paulo; s.n; 1999. 71 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Saude Publica para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O estudo e sobre a hanseniase, doenca secular que representa um serio problema de Saude Publica no Brasil, pais com maior numero de doentes registrados na America Latina e segundo no mundo, perdendo apenas para a India. Contrariamente a tendencia global, as taxas de deteccao no Brasil apresentam-se altas e crescentes. Baseando-se no principio da decentralizacao preconizado pelo SUS - Sistema Unico de Saude; no processo de urbanizacao das doencas devido aos movimentos migratorios e caotico quadro socio-economico dos espacos urbanos e que as formas de relacionamento das pessoas com o meio sao determinantes da hanseniase, neste trabalho utiliza-se da Analise Espacial buscando contribuir com o Sistema de Vigilancia Epidemiologica a nivel local.(AU).
Descritores:HANSENIASE
DISTRIBUIÇAO ESPACIAL
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
FATORES DE RISCO
Localização:BR191.1. C335.300, L31a


  7 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13180
Autor:Zambon, Vera Dib; Kaneko, Kimie Aparecida; Pedrazzani, Elisete Silva
Título:Avaliacao epidemiologica e operacional do programa de controle da hanseniase na regiao de Sao Carlos - SP, no periodo de 1983/1988
?-
Fonte:Brasilia; s.n; 1990. 8 p. tab, graf.
Descritores:AVALIAÇAO
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
HANSENIASE
HANSENIASE
ESTUDOS RETROSPECTIVOS
CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSIVEIS
Localização:BR191.1; 06134/s


  8 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13135
Autor:Andrade, Vera; Sabroza, Paulo Chagas Telles; Albuquerque, Maria de Fatima Militao de
Título:Series temporais dos indicadores de morbidade da hanseniase - Brasil, 1946-1994
/-
Fonte:s.l; s.n; 1996. 19 p. tab, graf.
Descritores:HANSENIASE
INDICADORES DE MORBI-MORTALIDADE
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Localização:BR191.1; 06140/s


  9 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13085
Autor:Silva Junior, Jarbas Barbosa da; Mendes, Antonio da Cruz Gouveia; Campos Neta, Tereza de Jesus; Lyra, Tereza Maciel; Medeiros, Katia Rejane; Sa, Domicio Aurelio de
Título:Sistema de informacoes hospitalares - fonte complementar na vigilancia e monitoramento de doencas transmitidas entre pessoas
Hospital information system - complementary source for surveillance and monotoring of person-to-person transmited diseases-
Fonte:s.l; s.n; 2000. 28 p. tab, graf.
Descritores:NOTIFICAÇAO DE DOENÇAS
SISTEMAS DE INFORMAÇAO HOSPITALAR
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA
MENINGITE MENINGOCOCICA
TUBERCULOSE MENINGEA
TUBERCULOSE PULMONAR
SIFILIS CONGENITA
AVALIAÇAO DE RESULTADOS (CUIDADOS DE SAUDE)
HANSENIASE
HEPATITE A
HEPATITE B
Localização:BR191.1; 06065/s


  10 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1307
Autor:Ferreira, Jair.
Título:Vigilância epidemiológica em hanseníase.
Fonte:In: Lombardi, Clovis.Hanseníase: epidemiologia e controle. Sao Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 1990. p.33-61tab.
Descritores:HANSENIASE
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Localização:BR191.1; WC335.300.10, L837h


  11 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1304
Autor:Lombardi, Clovis
Título:Hanseníase: epidemiologia e controle
..-
Fonte:Sao Paulo; Imprensa Oficial do Estado; 1990. 85 p. tab, graf, mapa, 25cm.
Descritores:HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
HANSENIASE
EPIDEMIOLOGIA
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
VIGILANCIA SANITARIA
Localização:BR191.1; WC335.300.10, L837h


  12 / 13 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:557
Autor:Feldman, Roger A.
Título:Leprosy surveillance in the United States.
Fonte:In: Annual Leprosy Research Conference, 4.Annual Leprosy Research Conference, 4/Abstracts of papers. San Francisco, U.S. Public Health Service Hospital, 1969. p.458-60ilus.
Conferência:Apresentado em: Annual Leprosy Research Conference, 4, San Francisco, 26-28 May 1969.
Descritores:ESTADOS UNIDOS
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Localização:BR191.1; WC335.3, A78a


  13 / 13 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:151
Autor:Pereira Junior, Antonio Carlos.
Título:Profilaxia / ?
Fonte:In: Talhari, Sinésio; Neves, René Garrido.Hanseníase. Manaus, Instituto Superior de Estudos da Amazonia, 1997. p.135-6. (Dermatologia tropical).
Descritores:HANSENIASE
VIGILANCIA SANITARIA
VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
Localização:BR191.1; WC335.102. 133h



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information